INFORMÁTICA EDUCATIVA

Referendo 2019  28/11/2019 
Relato do trabalho desenvolvido dentro e fora do laboratório de informática educativa (01/02/2019). (Profª Credelania)

https://drive.google.com/file/d/10B2iqpLQroC0y1JfUHeTK03UVWWxYhNA/view

TCA 2019

https://docs.google.com/spreadsheets/d/e/2PACX-1vSDC5DGJneGqk6e0Up0QD-dP2gQiYB-M_XjwJw8zxHkK4GiklSbBkOEhL_j8WbbZQn6abqIqwfSQHGL/pub?output=pdf

Território do Saber ( 1 e 2º anos)

https://movimentocomalegria.blogspot.com/


Robótica Criativa 2019 e Aluno Monitor

(Em construção)


Linguagem de animação e de programação (6º, 7º, 8º e 9º)


https://aprendendocompivot.blogspot.com/


Postagem no dia 17/05/2019 ( Interdisciplinar; Educação Física, Inglês, Artes e História) Caderno da Cidade Currículo de Educação Física: jogos digitais)

Dia do Orgulho Nerd


O Dia do Orgulho Nerd, ou Dia do Orgulho Geek, é uma iniciativa que defende o direito de toda pessoa em ser um nerd ou um geek, e para promover a cultura nerd/geek, comemorada em 25 de maio.
A data foi escolhida para comemorar a première do primeiro filme da série Star Wars, o Episódio IV: Uma Nova Esperança, em 25 de maio de 1977 (ver Dia de Star Wars), mas divide o mesmo dia com dois outros "feriados" de fãs semelhantes: o Dia da Toalha, para os fãs da "trilogia de cinco" O Guia do Mochileiro das Galáxias, em homenagem ao seu escritor Douglas Adams,[1] e o Glorioso 25 de Maio para os fãs da série Discworld, em homenagem ao seu escritor Terry Pratchett.
A iniciativa teve origem na Espanha em 2006 com o "Dia del Orgullo Friki",[2] e se espalhou pelo mundo através da internet.
Origens
Tim McEachern organizou eventos não conectados chamados Festival do Orgulho Geek e/ou Dia do Orgulho Geek de 1998 a 2000, em um bar em Albany, Nova York, que às vezes são vistas como um prelúdio para o Dia do Orgulho Nerd. Em 2006, este dia foi celebrado pela primeira vez em toda a Espanha e na internet, chamando a atenção de mídia e tendo publicidade dada por alguns meios. A maior concentração aconteceu em Madri, onde 300 nerds demonstraram seu orgulho com um pacman humano. Um manifesto foi criado para celebrar o primeiro Dia do Orgulho Nerd, que inclui uma lista, com tom de brincadeira, dos direitos e responsabilidades básicas dos nerds/geeks.

Comemorações de 2007
Em 2007 a celebração contou com mais ajuda de instituições oficiais (como o Circo Price, de Madri) e teve comemoração mais ampla por toda a Espanha. Atividades oficiais foram anunciadas no Pilar de la Horadada, Cádiz, Huesca, Calaf, Huelva, e Valência. Houve uma campanha Doação de Sangue Nerd. Entre outros atos, foi exibido o filme Gritos no corredor.

2008: O Dia do Orgulho Nerd chega aos Estados Unidos
Em 2008, o Dia do Orgulho Nerd atravessou o Atlântico e foi comemorado oficialmente na América, mais especificamente nos Estados Unidos, onde foi divulgado por numerosos bloggers, unidos pelo lançamento do site GeekPrideDay. O matemático e autor John Derbyshire, vencedor do Prêmio Livro de Euler e blogueiro geek, anunciou[6] que apareceria na parada da Quinta Avenida em Manhattan, vestido de número 57, na ala dos números primos - o que fez alguns bloggers dizerem que iriam procurá-lo.

Propagação contínua
Em 2009, o reconhecimento do dia tinha alcançado o Science Channel, com programação especial em 25 de Maio para celebra-lo, e eventos para comemorar o dia aconteceram em Ottawa, lar do Museu de Ciência e Tecnologia do Canadá e um centro de pesquisa notável no Canadá. Em 2010 o festival se espalhou ainda mais, sendo levado a cidades tão diversas como Halifax, Nova Scotia; Budapest, Hungria; Tel Aviv, Israel; Timişoara, Roménia e San Diego, Califórnia.








Território do Saber
Alguns sites utilizados com as turmas 2ºA, 2ºB e 1ºA

https://www.discoverykidsplay.com.br/jogos

https://www.cartoonnetwork.com.br/show/outra-semana-no-cartoon/jogos




2018

https://padlet.com/credelania/ahohgq45z1hf Principais ações desenvolvidas no laboratório de informática educativa. 21/11/2018







https://aprendendocompivot.blogspot.com.br/











Sugestão de tutorial PIVOT











Dupla regência com Português
Profº Ademar e profª Credelania
1ª aula: sugestão da informática






2017
https://padlet.com/credelania1/fioc63se0nk


Projeto Bruxa Bruxa Venha a minha festa












Atividades de Programação para os ciclos interdisciplinar e autoral:


https://blockly-games.appspot.com/maze




23/08/2017 Socialização de prática





















https://emefceualvarenga.blogspot.com.br/2017/07/filmagem-da-premiacao-do-pivotmania.html

PEA
1º Bimestre: A mulher e o indígena (2017)







Links utilizados no laboratório de informática consoante com o trabalho planejado sobre programação.
https://code.org/minecraft

https://lightbot.com/flash.html

https://scratch.mit.edu/




Estúdio criado na plataforma Scratch para agregar os alunos do ciclo interdisciplinar e autoral. 05/10/2016 Profª Credelania

https://scratch.mit.edu/studios/3466801/














Sugestão de site com jogos para várias áreas do conhecimento


















http://pt-br.padlet.com/wall/r65h0wwcm1m7 Uso do padlet 8º B


Atividades no paint 6º A,B e C  filme Pajerama
                                                         6ªA







                                                                             
                                                                               6ºB













Criei essa página específica para colocar as principais contribuições que essa disciplina tem feito nesses últimos anos com o foco nas tecnologias que estão a disposição da escola.

Atividades para o dia 16 e 17 de abril

4º A,B e C
http://websmed.portoalegre.rs.gov.br/escolas/obino/cruzadas1/indio1/processo.html

http://pibmirim.socioambiental.org/como-vivem/casas
6ºC
http://blogandonosextoanoc2015.blogspot.com.br/

6ºA e B

https://www.youtube.com/watch?v=BFzv0UhHcS0
Lendas indígenas

8ºA,B,C

https://www.youtube.com/watch?v=BFzv0UhHcS0
Lendas indígenas

9A,B e C

https://www.youtube.com/watch?v=BFzv0UhHcS0
Lendas indígenas
O laboratório de informática também é uma sala ambiente e tem a disposição de oferecer o possível para que a comunidade escolar possa utilizá-lo com qualidade.
Layout do laboratório

Equipamentos
     21 computadores e seus respectivos periféricos
1 home teather
1 impressora colorida
1 data show
1 TV LCD
 Uma das funções do POIE é preparar aula e atividades de acordo com a proposta do PEA, segue abaixo uma seleção de links de sites possíveis para trabalhar na sala de aula:
Pequeno Artista

Pixels

Gartic                O aluno Monitor  Vinícius do 8º ano C, fez uma pesquisa e preparou uma atividade a ser realizada para a turma dele utilizando esse site.

CEU EMEF PROF. PAULO GONÇALO DOS SANTOS
PROFª CREDELANIA-  TECNOLOGIAS DA APRENDIZAGEM
TEMA DA SME: O REAL VALOR DAS COISAS
PROJETO ANTI BULLING
“EU AMO MINHA QUEBRADA”
1)      Imagens do lugar onde eu moro ou vivo ( 2) google  maps , fazer print screen na imagem e control v no P aint  e editar com borracha
2)      Criar uma mensagem no paint e colocar uma imagem
3)      Cada dupla projetará o seu no data show e mostrará o seu trabalho(2º dia de aula)
4)      O que é bulling, pesquisar textos , imagens e copiar o link word

5)      Fazer uma apresentação no ppt ( 3º dia de aula)

  EDMODO

Edmodo é um sistema de microblog desenhado especificamente para professores e estudantes. Desta forma, docentes podem criar uma rede de tarefas para suas classes.
Para quem não sabe, Edmodo é um microblog educacional, cujo dono é o LinkedIn. O aplicativo permite criar um grupo específico para estudantes e excluir quem não foi convidado. É uma ferramenta poderosa de integração aluno-professor na internet. Portanto, fica a dica para os docentes desatualizados: Edmodo. 
http://noticias.universia.com.br/destaque/noticia/2011/12/29/898796/15-coisas-professores-e-estudantes-podem-fazer-com-edmodo.html

https://smesp.edmodo.com/

http://portalsme.prefeitura.sp.gov.br/Projetos/ie/Documentos/EDMODO.pdf

DICAS EDMODO: POSTAR TAREFAS PARA ALUNOS

Edmodo permite que professores anexem arquivos para anunciar tarefas. Se há algo mais no anexo necessário para que o aluno complete a lição, ele pode acessar este arquivo no mesmo lugar onde houve o anúncio do trabalho. É mais fácil porque você clica menos.

DICAS EDMODO: BIBLIOTECAS DIGITAIS

É possível criar bibliotecas digitais para abrigar arquivos importantes. Desta forma, não se faz mais necessário o uso de pen drive porque você pode acessar os arquivos de qualquer computador.

DICAS EDMODO: GRUPOS DE APRENDIZAGEM

Professores podem criar grupos de estudantes de acordo com as matérias que eles ensinam bem como agrupar alunos se o trabalho for em equipe.

DICAS EDMODO: ENQUETES

Use as enquetes para obter feedbacks dos seus alunos. Por exemplo, uma pergunta como: "você se sente preparado para a prova da semana que vem?"

DICAS EDMODO: PROVAS

Você pode anexar links e arquivos para cada questão e fazer a prova de diversos formatos. Testes de múltipa escolha, verdadeiro ou falso, pequenas respostas. Você também pode permitir que seus alunos confiram as notas imediatamente.

DICAS EDMODO: OUTROS PROFESSORES

Professores podem criar grupos e se conectar com outros docentes para dividir ideias, estratégias de ensinamento e desenvolvimento de projetos.

DICAS EDMODO: CALENDÁRIO

Você pode criar um calendário de eventos e tarefas para os alunos.


DICAS EDMODO: DE ONDE ACESSAR

Você pode acessar o Edmodo através de aplicativos grátis do Android e iPhone.


DICAS EDMODO: ENTREGAR TAREFAS

Estudantes podem entregar os trabalhos fazendo o upload deles no site. Os professores podem corrigir, fazer comentários e dar a nota diretamente pelo Edmondo.


DICAS EDMODO: PAIS

Professores podem criar contar para os pais, assim eles podem ver as notas e tarefas de seus filhos. Docentes também podem mandar alertas para os responsáveis pelos estudantes de eventos escolares, tarefas não entregues e outras mensagens importantes através do Edmodo.


DICAS EDMODO: LISTA DE CHAMADA

Se você for professor e terá que se ausentar por alguns dias, o substituto pode imprimir a lista de chamada pelo Edmodo.


DICAS EDMODO: POSTAR ANIMAÇÕES

Adicione vídeos, imagens e áudios para começar uma discussão de classe online.


DICAS EDMODO: WALLWISHER

Use o Wallwisher dentro do Edmodo para abrigar uma sessão de "brainstorm" na comunidade.


DICAS EDMODO: GOOGLE CHROME

Através do Google Chrome, toda a vez que você encontrar algo interessante na internet, você pode clicar na extensão do Edmodo ou favoritá-lo para que seja transferido diretamente à biblioteca do Edmodo


http://labdrummond.xpg.uol.com.br/

Comentários

Olá, parabéns pelo Blog está bem organizado!!
Abraço a toda equipe!!
nani disse…
Parabéns a todos!