TCA Trabalho Colaborativo Autoral


2015 Orientação TCA 7º , 8º e 9º ano  (ciclo autoral)



 Ferramentas para apresentação do seminário e afins


 

 


Power point, movie maker e outros programas para edição.

Blogs feito por alunos durante 2018

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A – Introdução

O objetivo principal da introdução é situar o leitor no contexto da pesquisa. O leitor deverá perceber claramente o que será analisado, como e porque, as limitações encontradas, o alcance da investigação e suas bases teóricas gerais. Ela tem, acima de tudo, um caráter didático de apresentação, levando-se em conta o leitor a que se destina e a finalidade do trabalho.
Numa introdução consideram-se os seguintes aspectos:
  1. o problema deve ser proposto para o leitor de uma forma clara e precisa. Geralmente é apresentado em forma de enunciado interrogativo, situando a dúvida dentro do contexto atual da ciência ou perante uma dada situação empírica;
  2. os objetivos delimitam a pretensão do alcance da investigação, o que se propõe fazer, que aspectos pretende analisar. Os objetivos podem servir como complemento para a delimitação do problema;
  3. a justificativa destaca a importância do tema abordado tendo em vista o estágio atual da ciência, suas divergências polêmicas ou a contribuição que pretende proporcionar a pesquisa para o problema abordado;
  4. as definições pertinentes à compreensão do problema devem ser explicitadas. Apenas as estritamente necessárias devem ser colocadas;
  5. a metodologia deve esclarecer a forma que foi utilizada na análise do problema proposto. Em Pesquisas descritivas e experimentais coloca-se, de maneira geral, os principais procedimentos e técnicas utilizados para a coleta de dados, de tal forma que o leitor tenha uma visão do roteiro utilizado;
  6. a revisão da literatura proporciona um apanhado geral do que se sabe sobre o assunto investigado. A extensão dessa parte depende principalmente do conhecimento que o leitor poderá ter do assunto e da profundidade do trabalho. Uma revisão da literatura bem feita demonstra o nível de conhecimentos que tem o autor da pesquisa e serve para o leitor avaliar as bases teóricas sobre as quais se processou a investigação;
  7. as hipóteses devem ser colocadas para proporcionar ao leitor que possíveis soluções ou explicações se propõe o autor, mostrando o que a pesquisa pretende testar;
  8. as dificuldades devem ser apresentadas, desde que relevantes.
A introdução, assim como todo o trabalho científico, deve ser formulada numa linguagem simples, clara e sintética, colocando aquilo que é necessário para que o leitor tenha uma ideia objetiva do que vai ser tratado.

B – Desenvolvimento

O desenvolvimento é a demonstração lógica de todo o trabalho de pesquisa. Se forem deixadas de lado a introdução e a conclusão, ele deverá subsistir sozinho. Isso significa que o desenvolvimento retoma o problema inicial da introdução, especificado agora sob a forma de enunciado interrogativo que estabelece as relações entre as variáveis, apresenta o resultado dos testes e faz a avaliação das hipóteses colocando as principais conclusões.
Nos relatórios de pesquisas bibliográficas, o problema é retomado e analisado à luz das informações relevantes colhidas na revisão da literatura. O desenvolvimento, nessas pesquisas, se atém a explicar, discutir e demonstrar a pertinência das teorias na explicação do problema proposto analisando e extraindo conclusões sobre suas deficiências ou qualidades explicativas.
Nos relatórios de pesquisas experimentais ou descritivas, procura-se transformar o problema lançado a um nível teórico na introdução em problema empírico. Para tanto, há a necessidade de se utilizar ou definições constitutivas ou as operacionais, ou então o estratagema dos enunciados básicos.
No desenvolvimento do relatório dessas pesquisas deve-se demonstrar a análise e a avaliação das hipóteses lançadas à luz de algum marco teórico, confrontando-as com o resultado obtido pelos testes de falseabilidade.
As hipóteses, variáveis e suas definições empíricas devem estar claramente evidenciadas, bem como todos os procedimentos relevantes utilizados na testagem, de tal forma que o leitor possa reconstruir mentalmente (ou, se quisesse, empiricamente) como a pesquisa foi feita. Convém não colocar, porém, no desenvolvimento a explicação exaustiva dos métodos e técnicas utilizados, mas apenas sua indicação, ou o resultado do que foi obtido, como é o caso dos testes para avaliar a fidedignidade e a validade dos instrumentos. O desenvolvimento segue uma exposição lógica, utilizando-se dos dados constantes em tabelas ou gráficos para demonstrar a validade ou não das hipóteses.
De acordo com as características do problema, das técnicas utilizadas e do estilo do autor pode-se dividir o desenvolvimento em tantas partes quantas forem necessárias, utilizando-se para isso os capítulos, as seções, as subseções, etc., tendo, porém, o cuidado de não perder a unidade.

C – Conclusão

A conclusão tem também sua estrutura própria. Ela deve retomar o problema inicial lançado na introdução revendo as principais contribuições que trouxe a pesquisa.
A conclusão apresenta o resultado final, global da investigação, avaliando seus pontos fracos ou positivos através da reunião sintética das principais ideias desenvolvidas ou conclusões parciais obtidas. Assim como a introdução, a conclusão não entra nos detalhes operacionais dos conceitos utilizados, mas apenas aborda as conclusões parciais do desenvolvimento interrelacionando-as num todo, tendo em vista o problema inicial.
O cuidado que se deve ter é o de a conclusão nunca extrapolar os resultados do desenvolvimento. O resultado final deve ser decorrência natural do que já foi demonstrado.
Afirmou-se que a ciência não é um todo acabado mas que está em contínua construção. É natural, pois, que a pesquisa não esgote por completo o tema investigado. Convém, então, apontar na conclusão os problemas decorrentes do tema investigado que poderão servir para futuras pesquisas. A conclusão, apesar de ser o fecho de um trabalho de pesquisa, não o é da ciência.

A busca por referências

Agora chegou hora de colocar as mãos na massa. Pesquise tudo sobre o tema que você escolheu. Fontes boas para consulta são artigos, livros, revistas, jornais, sites, eventos e até mesmo outros trabalhos de conclusão de curso relacionados.
Não limite seu projeto a referências antigas e já consolidadas: busque se manter atualizado sobre o que de novo está sendo publicado na área enquanto o trabalho vai evoluindo. Os sites Domínio PúblicoBiblioteca Digital Mundial e Biblioteca Digital Nacional do Brasil têm muito a contribuir com suas pesquisas!
Lembre-se que a quantidade e a qualidade de referências bibliográficas são fundamentais para embasar sua dissertação e garantir a credibilidade da pesquisa. E não se esqueça de sempre fazer referência ao autor e à obra citada, pois copiar o trabalho alheio é plágio – e isso é considerado crime!
Na dúvida ou caso faltem referências, procure o seu orientador: ele está no projeto para auxiliá-lo quanto a construção do seu trabalho.
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Elaborando o TCC
– Comece a pesquisar sobre tudo do assunto que deseja trabalhar no mínimo um ano de antecedência mesmo que ainda você não tenha um tema final fechado e guarde todos os materiais e depois é só começar a leitura para não deixar para cima da hora.
– Pesquise por outros TCC, artigos, livros, revistas, anais, jornais, sites confiáveis, participe de palestras, congressos, workshops, simpósios. Fique por dentro das novidades, não se limite só em qualquer tipo de sites de pesquisas no Google porque empobrece o conteúdo do TCC e sim faça a diferença e deixe o conteúdo dele muito mais enriquecido. Saiba que a quantidade e a qualidade da referencia bibliográfica assim como o seu conteúdo irá refletir para banca examinadora se você estudou e pesquisou realmente sobre o assunto.
– Jamais de modo algum faça o CTRL C e CTRL V sem citar o nome do autor. Isso é considerado um crime grave para um TCC. Se coloque no lugar do autor do conteúdo que você simplesmente copiou e colou. Você iria gostar de saber que alguém fez isso e não citou seu nome?
– Abuse nas orientações, deixe seu orientador sempre a par do andamento do seu trabalho. Lembre-se quem deve procurar o orientador é você e não ele.
– Citações é sempre bem vindo. Nunca afirme nada sem embasamento teórico.
– Siga sempre as normas da ABNT, geralmente as faculdades e universidades dispõem para os alunos um manual de trabalhos acadêmicos dentre pelo qual está incluído o modelo de como elaborar o TCC seguindo as tais normas.
– Use mais o vocabulário técnico, palavras normalmente usadas em livros, artigos científicos entre outras fontes. Não repita muitas vezes a mesma palavra, pois fica feio e sem vida o contexto do assunto e dar a impressão de que você está fraco em vocabulário com isso não despertando a atenção de quem vai ler seu trabalho, use sinônimos nesse caso.
– Evite ambiguidade ao escrever e cuidado ao escrever certas palavras que você acha que significa uma coisa mas na verdade é completamente outra. Qualquer dúvida recorra ao dicionário.
– Esqueças as redes sociais durante esse tempo, mesmo sabendo que é difícil ainda mais se você for do tipo que está todo dia conferindo as novidades. Faça um esforço porque com certeza valerá a pena e a emoção será indiscutível no momento quando for receber sua nota do TCC.
– Ficar noites em claro será preciso se queres ter excelente trabalho de conclusão de curso.
– Ao terminar de escrever o TCC leia, releia, releia, releia e peça para outras pessoas lerem também. As vezes por você está vendo todos os dias e mais o cansaço acompanhado, os erros que por ventura tiverem podem passar despercebidos por você.
Defesa
Não carregue com muito conteúdo o slide da apresentação para não ficar cansativo para você e para quem está assistindo a sua apresentação.
No dia da defesa mostre segurança acima de tudo e confiança. Se realmente você escolheu defender um tema que gosta, a sua sensação de está lá na frente defendendo vai ser prazerosa e não querendo se livrar mais rápido possível.
Concluindo
Seguindo essas orientações, com certeza sua meta será alcançada e seu TCC terá um destaque diferente dos demais.

Texto escrito por Nágila Magalhães Cardoso, formada em Tecnologia em Redes de Computadores pela Faculdade de Castanhal (FCAT) no ano de 2011. Atualmente é estudante do curso de especialização em Segurança Computacional pelo Instituto de Ensinos Superiores da Amazônia (IESAM)



REGRAS DE FORMATAÇÃO:
Numeração da página: a contagem começa na folha de rosto, mas só aparece a partir da introdução. Os algoritmos devem aparecer sempre no canto superior direito, a 2 cm da borda.
Margens: a superior e a esquerda devem ter 3cm de distância da borda. Já a inferior e a direita devem apresentar margem de 2cm.
Títulos: é importante que sejam escritos no tamanho 14 (sugestão de fontes: Arial ou Times New Roman).
Texto: o texto do TCC deve ser escrito com as letras no tamanho 12 e espaçamento de 1,5 entre as linhas.
Citações
Direta: traz o sobrenome do autor em caixa alta, o ano de publicação e a página da citação.  Esta informação deve estar entre parênteses e separada por vírgulas. Se a citação tem menos de três linhas, então ela é feita no corpo do texto, contando com aspas duplas. Quando a citação tem mais de três linhas, ela deve ter um recuo de 4 cm com relação ao restante do texto, sem destaque de aspas.
Indireta: é uma citação feita dentro do próprio texto, só que deve conter sobrenome do autor e ano de publicação entre parênteses.
Referências:
Livro: sobrenome do autor em caixa alta, nome do autor, título em negrito, edição, cidade, editora e ano de publicação.
Exemplo: PELCZAR JUNIOR, J. M. Microbiologia: conceitos e aplicações. 2. ed. São Paulo: Makron Books,. 1996.
Site: sobrenome do autor, nome do autor, título do texto, ano, link e data de acesso.
Exemplo: MORETTI, Isabella. “Regras da ABNT para TCC: conheça as principais normas”. 2014. Disponível em: <http://viacarreira.com/regras-da-abnt-para-tcc-conheca-principais-normas>. Acesso em: 02/10/2015.

Capa: deve conter o nome da instituição, curso, autor, título do trabalho, cidade e ano. A capa deve estar com fonte maiúscula e negrito, sendo a fonte tamanho 16 para instituição e fonte 14 para nome do aluno, título, cidade e ano. O texto deve ser posicionado no centro.



Comentários

Comunidade, eu criei essa página em 2015 quando iniciou o TCA na rede municipal. Além dessa página podemos contar com a orientação de todos os professores de seus filhos.
Comunidade, eu criei essa página em 2015 quando iniciou o TCA na rede municipal. Além dessa página podemos contar com a orientação de todos os professores de seus filhos.